O RMS Titanic foi um navio transatlântico da Classe Olympic operado pela White Star Line e construído nos estaleiros da Harland and Wolff em Belfast, na Irlanda do Norte. Na noite de 14 de abril de 1912, durante sua viagem inaugural, entre Southampton, na Inglaterra, e Nova York, nos Estados Unidos, chocou com um iceberg no Oceano Atlântico e afundou duas horas e quarenta minutos depois, na madrugada do dia 15 de abril. Até o seu lançamento em 1912, ele foi o maior navio de passageiros do mundo.
Na noite do naufrágio os vigilhas do mastro não dispunham de binóculos, um item que poderia ter evitado o naufrágio, se eles tivessem visto o iceberg 30 segundos antes. O navio também possuía um leme pequeno demais para um navio daquele tamanho, com um leme maior o navio teria conseguido desviar do Iceberg. Apesar de o navio ter apenas 3 motores ele possuía 4 chaminés, sendo uma delas com função ornamental.
Com 2223 pessoas a bordo, o naufrágio resultou na morte de 1517 pessoas, hierarquizando-o como a maior catástrofe marítima já registrada (em tempos de paz). O Titanic provinha de algumas das mais avançadas tecnologias disponíveis da época e foi popularmente referenciado como "inafundável", na verdade, um folheto publicitário de 1910, da White Star Line, sobre o Titanic, alegava que ele foi "Praticamente inafundável".
Foi um grande choque para muitos o fato de que, apesar da tecnologia avançada e experiente tripulação, o Titanic não só tenha afundado como causado grande perda de vidas humanas. O frenesi dos meios de comunicação social sobre as vítimas famosas do Titanic, as lendas sobre o que aconteceu a bordo do navio, as mudanças resultantes no direito marítimo, bem como a descoberta do local do naufrágio em 1985 por uma equipe liderada pelo Dr. Robert Ballard fizeram a história do Titanic persistir famosa desde então. Apesar do relato de muitos passageiros até a descoberta do navio acreditava-se que ele tivesse afundado inteiro e não se partido em dois.
O naufrágio do navio causou enorme comoção na época e chocou a opinião pública. Nos anos seguintes, vários países adotaram leis para tornar as viagens marítimas mais seguras. Novos regulamentos para comunicação entre embarcações, quantidades mínimas de botes salva-vidas e outras medidas de segurança foram adotadas, algumas que persistem até os dias atuais. O legado mais importante neste quesito foi a assinatura, em 1914, da Convenção Internacional para a Salvaguarda da Vida Humana no Mar no qual várias nações estabeleceram protocolos unificados de segurança e resposta a acidentes em alto-mar.
O fascínio pela trágica história do famoso transatlântico ficou demonstrado quando da exibição do filme Titanic, em 1997, sendo visto por quase 400 milhões de pessoas. Com o sucesso do filme, o interesse pelo Titanic intensificou-se ainda mais, surgindo centenas de livros, estudos, debates e novas teorias a respeito da causa do naufrágio.
Na noite do naufrágio os vigilhas do mastro não dispunham de binóculos, um item que poderia ter evitado o naufrágio, se eles tivessem visto o iceberg 30 segundos antes. O navio também possuía um leme pequeno demais para um navio daquele tamanho, com um leme maior o navio teria conseguido desviar do Iceberg. Apesar de o navio ter apenas 3 motores ele possuía 4 chaminés, sendo uma delas com função ornamental.
Com 2223 pessoas a bordo, o naufrágio resultou na morte de 1517 pessoas, hierarquizando-o como a maior catástrofe marítima já registrada (em tempos de paz). O Titanic provinha de algumas das mais avançadas tecnologias disponíveis da época e foi popularmente referenciado como "inafundável", na verdade, um folheto publicitário de 1910, da White Star Line, sobre o Titanic, alegava que ele foi "Praticamente inafundável".
Cena do filme Titanic
O naufrágio do navio causou enorme comoção na época e chocou a opinião pública. Nos anos seguintes, vários países adotaram leis para tornar as viagens marítimas mais seguras. Novos regulamentos para comunicação entre embarcações, quantidades mínimas de botes salva-vidas e outras medidas de segurança foram adotadas, algumas que persistem até os dias atuais. O legado mais importante neste quesito foi a assinatura, em 1914, da Convenção Internacional para a Salvaguarda da Vida Humana no Mar no qual várias nações estabeleceram protocolos unificados de segurança e resposta a acidentes em alto-mar.
Cena do filme Titanic
TONY
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